PLC Blog

A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA E DOS SISTEMAS NA GESTÃO JURÍDICA

plcadvog
18 de abril de 2023

Escrito por Daniela Davis de Carvalho

As mudanças no mercado global, com a implementação de novas tecnologias, da inteligência artificial, também englobaram o mercado jurídico. Os processos se tornaram digitais e houve aumento na criação de softwares direcionados aos escritórios. Tudo isso mudou, também, as expectativas dos clientes, que passaram a exigir dos escritórios um perfil cada vez mais empresarial, principalmente em relação ao fornecimento de dados e informações.

Nesse contexto, a controladoria jurídica se torna cada dia mais essencial. A preocupação com as peças processuais já não pode ser mais o único tema discutido pelos escritórios modernos. A entrega de boas defesas é inerente à advocacia. Os controles internos são fundamentais para a continuidade de qualquer empresa em qualquer segmento. Organização de processos, prazos, documentos, tarefas, criação de fluxo e análise de produtividade são informações fundamentais para as diretorias das empresas e contribui para o sucesso do escritório.

O conceito de controladoria jurídica está definido como o setor do escritório de advocacia que detém a responsabilidade em ofertar suporte para a gestão do setor técnico e para a compreensão de resultados (DATALAWYER, 2021). O Controller é responsável por constituir e estruturar relatórios de controles, com a finalidade de orientar os gestores no processo decisório. Por meio dos dados do sistema operacional, a controladoria é capaz de determinar o risco das demandas, valores para alçadas de acordo, reduzir custos, medir a produtividade, melhorar a gestão de documentos, além de aumentar a segurança e a qualidade dos serviços prestados.

Pesquisa recente realizada pela Deloitte apontou que 60% das empresas centradas no cliente são mais rentáveis do que aquelas que não trabalham dessa forma. Entre os aspectos destacados como essenciais na prestação dos serviços estão a celeridade e a precisão de informações prestadas, cumprimento rigoroso de prazos, transparência total e apresentação de relatórios que permitam identificar informações. Fica evidente que a controladoria e os seus sistemas são não só essenciais nos escritórios como um diferencial capaz de atrair clientes.

A equipe Cível do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários.

[ssba-buttons]

Escrito por Juliana Melo Fonseca Pereira Volpini Em 4 de dezembro de 2023,

Escrito por Isabelle Cristine Carneiro Em sessão de julgamento realizada n

Escrito por Lucas Felipe Ramos Souza A Lei estadual de Minas Gerais nº 24.