ASPECTOS SOCIETÁRIOS DO ANTEPROJETO DE LEI DE ATUALIZAÇÃO DO CÓDIGO CIVIL
Escrito por Jordany Mariah Carneiro Ramos
O Anteprojeto de Lei para a revisão e atualização do Código Civil (“Anteprojeto”) foi elaborado por uma comissão de 38 juristas e apresentado ao Senado Federal em abril de 2024. O objetivo é protocolá-lo como projeto de lei para debate e votação pelos senadores. A proposta busca ajustes contemporâneos e futurísticos em diversos temas do direito, incluindo família, direito dos animais, contratos e, especialmente, direito societário.
No âmbito societário, o Anteprojeto propõe a incorporação de tecnologias na rotina empresarial, conferindo mais autonomia aos sócios e modernizando a linguagem legal. Entre os principais temas abordados estão a Liberdade de Iniciativa, Apuração de Haveres, Sociedade em Nome Coletivo e Sociedade Comandita Simples, Reuniões Digitais e E-mails, e Acordo de Quotistas e Quotas Preferenciais.
A Liberdade de Iniciativa é um dos temas centrais, no qual propõe maior autonomia aos sócios com a possível inclusão do artigo 966-A, que trata da liberdade de organização, concorrência empresarial, autonomia patrimonial das pessoas jurídicas conforme seu tipo societário e a força obrigatória das convenções, desde que não violem normas de ordem pública. Quanto à Apuração de Haveres, busca-se permitir novos métodos de avaliação no Contrato Social, considerando bens tangíveis e intangíveis, e respeitando os métodos previstos no contrato.
O Anteprojeto também propõe a revogação da Sociedade em Nome Coletivo e Sociedade em Comandita Simples devido ao desuso desses institutos e prevê, ainda, a flexibilidade nas convocações e realizações de reuniões de sócios por meios digitais, e a obrigatoriedade de previsão de endereços de e-mails no Contrato Social. Por fim, o Anteprojeto sugere que o Código Civil inclua expressamente regramentos para Acordo de Quotistas e Quotas Preferenciais em sociedades limitadas, utilizando a Lei das S.A. como referência em casos omissos.
Em resumo, o Anteprojeto de Lei busca melhorias significativas no regramento empresarial, promovendo maior liberalidade entre os sócios e acompanhando o crescimento do ambiente de negócios no Brasil.
A Equipe de Consultoria Societária do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários relativos ao tema tratado neste informativo.
Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion
Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v
Escrito por Daniela Ramos Pedro Foi publicada no dia 18 de junho de 2024, a