PLC Blog

STJ APLICA PRAZO PRESCRICIONAL DE TRÊS ANOS PARA PRETENSÃO DE EXIGIR CONTAS DE ENCARGOS LOCATÍCIOS EM SHOPPING CENTER

marketing
18 de julho de 2023

Escrito por Lidiane da Costa Batista

Em recente decisão a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (“STJ”) decidiu, pela aplicação da prescrição trienal, prevista no artigo 206, § 3º, I, do Código Civil, em relação a pretensão do locatário de Shopping Center de obter a prestação de contas referente aos valores inerentes aos encargos da locação.

O Tribunal de Justiça do Estado de Rio De Janeiro em sede de Agravo de Instrumento decidiu pela aplicação da prescrição decenal prevista no artigo 205 do Código Civil, para o locatário exercer o seu direito de exigir as contas do locatário. De fato, o Código Civil, prevê a aplicação residual do prazo prescricional de 10 (dez) anos, conforme artigo 205 do referido diploma legal, para pretensões que não possuam um prazo específico para o seu exercício, como é o caso da prestação de contas.

No entanto, segundo o entendimento do Ministro relator, a ação de exigir contas deve se revelar útil à pretensão de exigir contas e, caso apurado crédito existente em favor do demandante, também deverá haver a sua satisfação, portanto, o seu prazo prescricional não poderia divergir do prazo prescricional da cobrança de eventuais diferenças dos encargos e aluguéis prevista no art. 206, § 3º, I, do CCB.

Desta forma, entendeu a Corte Especial que, havendo prazo prescricional específico para a cobrança de eventual diferença apurada na prestação de contas, tal prazo deverá ser aplicado à ação de exigir contas.

A Equipe de Shopping Center do PLC Advogados se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Escrito por Pedro Henrique Oliveira Pires Meira Na atualidade, a comunicaç

Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion

Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v

[get_news_letter_mail name="Nome" mail="E-mail" buttom="ENVIAR"]