PLC Blog

STJ: NÃO É APLICÁVEL O PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA AO DELITO DE ESTELIONATO PREVIDENCIÁRIO

marketing
27 de setembro de 2022

Escrito por Helena Frade Soares

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça, ao julgar o AgRg no AREsp 2.079.618, externou entendimento no sentido de não ser cabível a aplicação do princípio da insignificância ao crime de estelionato previdenciário.

Previsto no §3º do art. 171 do Código Penal, o estelionato previdenciário ocorre quando a fraude é cometida em detrimento de entidade de direito público ou de instituto de economia popular, assistência social ou beneficência. Entendeu a Corte que este delito ofende o patrimônio público, a moral administrativa e a fé pública, sendo altamente reprovável e, portanto, afastando a incidência da insignificância.

Assim, uma vez que o prejuízo decorrente do crime de estelionato previdenciário não se resume ao montante recebido indevidamente, mas se estende a todo o sistema previdenciário, não se fazem presentes os requisitos para a aplicação do princípio da insignificância, quais sejam: i) mínima ofensividade da conduta; ii) nenhuma periculosidade social da ação; iii) reduzidíssimo grau de reprovabilidade do comportamento e iv) inexpressividade da lesão jurídica provocada.


A Equipe Penal do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários.

Escrito por Pedro Henrique Oliveira Pires Meira Na atualidade, a comunicaç

Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion

Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v

[get_news_letter_mail name="Nome" mail="E-mail" buttom="ENVIAR"]