PLC Blog

TJSP CONFIRMA POSSIBILIDADE DE CITAÇÃO COM BASE EM CLÁUSULA DO CONTRATO DE LOCAÇÃO QUE PREVÊ RECIPROCIDADE DE RECEBIMENTO DAS CITAÇÕES ENTRE LOCATÁRIO E FIADOR

marketing
29 de maio de 2024

Escrito por Bárbara Mendes

O ato citatório é essencial, sendo a partir dele que se aperfeiçoa a relação processual, garantindo-se a ampla defesa e o contraditório. Na prática processual, no entanto, há dificuldade de êxito na citação em muitos casos, ocasionando a extensão de ações por longos períodos.

Como um dos meios de ampliar a chance de concretização desse ato, surgiu a possibilidade de previsão de reciprocidade no recebimento das citações entre locatário e fiador nos contratos de locação. Nessa hipótese, através de cláusula expressa, nomeiam-se os interessados como procuradores recíprocos para recebimento de citações, intimações ou notificações relacionadas ao contrato.

Nos autos da ação ° 1013618-06.2021.8.26.0019, que tramita na 1ª Vara Cível da Comarca de Americana/SP, com base em cláusula dessa natureza, o Exequente pugnou pela citação dos Executados, após tentativa frustrada, em nome da fiadora e mandatária, no intuito de prosseguir com os meios necessários para recebimento do crédito.

Ocorre que a juíza entendeu que, dada a formalidade da citação, o ato deveria ser realizado pessoalmente, não possuindo a disposição contratual o condão de suprir essa exigência. O Exequente recorreu da decisão através do Agravo de Instrumento de nº 2076908-30.2024.8.26.0000, julgado sob a relatoria da Desembargadora Cristina Zucchi da 34ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo – TJSP.

No Acórdão disponibilizado em 02 de maio de 2024, destacaram os julgadores que não está posta em discussão a importância da citação para o processo, mas sim a validade da citação da forma prevista na cláusula de reciprocidade expressa no contrato de locação. Nessa linha, salientaram que o contrato de locação é de natureza pessoal e livremente pactuado, devendo prevalecer o princípio “pacta sunt servanda”. Concluíram que a citação dos Executados pode ser realizada na pessoa dos mandatários constituídos por cláusula expressa no contrato de locação, inexistindo óbice ou proibição legal.

O entendimento é relevante, reforça a segurança contratual e a autonomia de vontade das partes, além de trazer maior chance de efetividade para o relevante ato citatório e, consequentemente, maior efetividade ao meio jurisdicional.

A Equipe do Contencioso Cível do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários.

Escrito por Pedro Henrique Oliveira Pires Meira Na atualidade, a comunicaç

Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion

Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v

[get_news_letter_mail name="Nome" mail="E-mail" buttom="ENVIAR"]