APLICAÇÕES DE ESG NO ÂMBITO DE DE&I: AVANÇOS E DESAFIOS
Escrito por Talita Ribeiro Muniz de Andrade
Aplicações conceituais de ESG (Environmental, Social, and Governance) e DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão) vêm ganhando destaque no cenário corporativo, de modo que a integração desses dois conjuntos de práticas e princípios podem auxiliar as empresas a criarem um ambiente de trabalho mais justo, sustentável e ético.
A questão social é um dos alicerces do conceito de ESG e diz respeito ao modo como uma empresa deve lidar com questões relacionadas às suas práticas trabalhistas, ao impacto na comunidade e ao respeito aos direitos humanos. Ao seu passo, as práticas de DE&I consistem em promover medidas que objetivam garantir direitos básicos de grupos historicamente excluídos, por motivos relacionados a classe social, cor, etnia, idade, deficiência, religião, gênero ou orientação sexual.
Empresas que aderem a práticas ESG frequentemente implementam políticas de DE&I como parte de seu compromisso social. Isso inclui a criação de um ambiente de trabalho inclusivo onde todos os colaboradores tenham oportunidades iguais, com processos transparentes de recrutamento, promoção e desenvolvimento de carreira, a fim de garantir que a diversidade, a equidade e a inclusão sejam promovidas de maneira eficaz.
Contudo, a integração e a implementação de conceitos de DE&I possuem alguns desafios, uma vez que a construção de um ambiente verdadeiramente inclusivo pode gerar resistência interna, na medida em que modifica aspectos culturais da empresa. Assim, é de suma importância a criação de métricas claras, feedbacks periódicos, monitoramento, além de engajamento das lideranças com a práticas de DE&I. Em contrapartida, são incontáveis os benefícios na integração ESG e DE&I, tais como retenção de talentos, aumento de produtividade, inovação e criatividade, aumento da lucratividade, reputação positiva.
Por todo exposto, a integração de práticas de ESG e DE&I possibilita, às empresas que desejam criar ambientes de trabalho mais justos, inclusivos e sustentáveis, os benefícios em termos de reputação, engajamento e inovação. Ao adotar uma abordagem integrada, as empresas não apenas atendem às expectativas de responsabilidade social, mas também criam um impacto positivo na sociedade e nos negócios.
A equipe Controladoria do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.
Escrito por Ester Carvalho da Costa A Consolidação das Leis de Defesa do
Escrito por Guilherme Domenech Silva A impenhorabilidade de valores deposit
Escrito por Fernanda de Oliveira Sanches A quarta turma do Tribunal Superio
Inscreva-se em nossa Newsletter
Fique por dentro dos acontecimentos mais relevantes do meio jurídico empresarial em um só canal