PLC Blog

AS BENFEITORIAS E O CONTRATO DE LOCAÇÃO

marketing
23 de May de 2023

Escrito por Lucas Sá Lima de Andrade

Durante o período de vigência da locação o locatário pode realizar modificações no imóvel locado? Se o fizer, lhe cabe algum direito de retenção ou indenização?

Por vezes, durante a vigência da locação, o locatário deseja realizar alterações no imóvel locado a fim de que atenda suas expectativas e demandas, igualmente.

As benfeitorias podem ser classificadas em necessárias (aquelas destinadas à conservação do bem), úteis (aquelas que facilitam ou aumentam o uso do bem) ou voluptuárias (que tem por finalidade garantir o deleite ou o conforto).

Nos termos do art. 35 da Lei 8.245/91 (“Lei de Locação”), salvo disposição contratual em contrário, as benfeitorias necessárias realizadas pelo locatário, independente de autorização do locador, assim como as úteis, desde que autorizadas, serão indenizáveis e permitem ao locatário exercer seu direito de retenção.

As benfeitorias voluptuárias, por sua vez tratadas no art. 36 do mesmo dispositivo legal, não serão indenizadas, podendo o locatário retirá-las ao fim da locação, desde que não afete a estrutura e a substância do imóvel.

Apesar de inexistir na Lei de Locação qualquer dispositivo que proíba a realização de benfeitorias pelo locatário no imóvel locado, é possível estabelecer em contrato a vedação de realização de benfeitorias sem a prévia autorização do locador.

Desta forma, caso o contrato de locação firmado não disponha sobre a realização de benfeitorias, deverá ser observado o previsto na Lei de Locação acerca da indenização e/ou retenção das benfeitorias por ventura realizadas.

A Equipe de Contratos do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários.

Escrito por Karine Musquim Mileipp Em sentença proferida no último dia 10

Escrito por Ana Beatriz Martins da Silva Pedrosa No dia 12 de setembro de 2

Escrito por Isabella Ester Souza Barros A Lei Federal nº 12.933, promulgad

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro dos acontecimentos mais relevantes do meio jurídico empresarial em um só canal