PLC Blog

LEGAL OPERATIONS – ASPECTOS PARA ALÉM DA CONTROLADORIA

marketing
29 de December de 2022

Escrito por Talita Ribeiro Muniz de Andrade

O mundo jurídico está em constante evolução e a tecnologia é a grande responsável por mudar a forma com que estudantes, advogados e todos os demais profissionais do direito fornecem seus serviços. Com o avanço tecnológico, o termo eficiência jurídica tem sido um dos mais utilizados em escritórios de advocacia, departamentos jurídicos ou até mesmo em órgãos do poder judiciário e o Legal Operations ou Legal Ops se apresenta como mais uma forma de gestão eficiente.

É importante não confundir a área de Controladoria com a área de Legal Operations, isto porque a Controladoria Jurídica monitora provisões, prazos judiciais, rotinas e informações sensíveis sobre o que é demandado contra o cliente, de modo que os controllers são em regra advogados, bacharéis ou estagiários de direito. Por outro lado, o conceito de Legal Ops é mais abrangente, pois engloba tanto a área de Controladoria como demais áreas não jurídicas, tais como: Tecnologia e Inovação, Automações, Data Analytics, Visual Law, Financeiro e Gestão de Pessoas, por exemplo. Por esta razão, a equipe de Legal Ops tende a ser multidisciplinar.

Nesse sentido, o departamento de Legal Operations tem por objetivo atender as demandas de forma sistemática e estratégica, por meio da aplicação de boas práticas de negócios e de tecnologia na entrega de serviços legais. Em suma, o time de Ops atua com uma equipe enxuta, que procura constantemente analisar e melhorar os processos internos.

A CLOC – Corporate Legal Operations Consortium, que é uma comunidade global de especialistas com foco na redefinição dos negócios jurídicos, lista doze competências necessárias dos profissionais de Legal Operations, sendo elas: 1. B.I. (Business Intelligence); 2. Gestão financeira; 3. Gestão de firma e fornecedores; 4. Governança da informação; 5. Gestão do conhecimento; 6. Otimização e saúde da organização; 7. Operações da prática; 8. Gestão de projetos e programas; 9. Modelos de entrega de serviços; 10. Planejamento estratégico; 11. Tecnologia; 12. Treinamento e desenvolvimento. Estas competências dão um ar abrangente à área de Legal Operations, possibilitando que os diversos conhecimentos atuem em conjunto e auxiliem na estruturação de processos e operações de maneira estratégica.

Assim, a atuação da equipe de Legal Operations é focada na resolução de problemas relacionados à implementação e melhoria nos fluxos de trabalho ou dos profissionais jurídicos e procura, de acordo com as especificidades dessa prática, oferecer as soluções mais adequadas em prol da eficiência, redução de custos, otimização de tempo e qualidade.

A Equipe de Controladoria Jurídica do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários.

Escrito por Karine Musquim Mileipp Em sentença proferida no último dia 10

Escrito por Ana Beatriz Martins da Silva Pedrosa No dia 12 de setembro de 2

Escrito por Isabella Ester Souza Barros A Lei Federal nº 12.933, promulgad

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro dos acontecimentos mais relevantes do meio jurídico empresarial em um só canal