A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA E-NOTARIADO E A SUA EFICIÊNCIA
Escrito por Renata Chaves Pereira
Em maio de 2020, com a publicação do Provimento nº 100 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, que dispôs sobre a prática de atos notariais eletrônicos, iniciou-se a migração dos atos notariados para o meio eletrônico através do sistema/aplicativo e-notariado integralmente implantado recentemente.
Dessa forma, já é possível o acesso aos serviços online de escrituras públicas de compra e venda de imóveis, doações, partilhas, procurações, testamentos, apostilamentos e autenticações de documentos.
O sistema possui aplicativo para aparelhos móveis, que permite ao usuário promover o reconhecimento de firma em um documento sem ter que se deslocar até um cartório de notas.
Para realização do reconhecimento de firma por meio do aplicativo, o cartório deverá realizar chamada de vídeo por meio do aplicativo, registrando virtualmente os dados pessoais do assinante e criando a respectiva assinatura digital. Finalizado o procedimento, o documento que receberá a assinatura deverá ser anexado no sistema, assinado digitalmente através de um QR-Code e o cartório já disponibilizará imediatamente no formato eletrônico.
A nova Plataforma traz segurança jurídica e eficácia aos negócios jurídicos pessoais e patrimoniais.
A Equipe de Direito Imobiliário do PLC Advogados coloca-se a disposição para quaisquer esclarecimentos e providencias que se fizerem necessárias.
Escrito por Pedro Henrique Oliveira Pires Meira Na atualidade, a comunicaç
Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion
Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v