PLC Blog

A OBRIGATORIEDADE DA CERTIFICAÇÃO DO GEORREFERENCIAMENTO DO IMÓVEL RURAL E O DECRETO 5.570 DE 2005

marketing
26 de dezembro de 2023

Escrito por Renata Chaves Pereira

Nos termos da Lei 6015/1973 (“Lei de Registros Públicos”) o georreferenciamento de imóveis rurais tem como objetivo aumentar a segurança jurídica em operações sobre tais áreas, garantindo que os seus limites não se sobreponham a outras áreas, como forma de atender o princípio da especialidade objetiva contido no artigo 176, §1° da Lei de Registros Públicos.

Nesse sentido, desde o dia 21 de novembro de 2023, com base no Decreto 5.570 de 31 de outubro de 2005, o qual deu nova redação aos dispositivos do Decreto nº 4.449, de 30 de outubro de 2002, passou a ser exigido pelos Cartórios de Registro de Imóveis a certificação do georreferenciamento na matrícula dos imóveis rurais com mais de 25 hectares. Esse processo implica duas importantes etapas: georreferenciar e certificar a área no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (“INCRA”).

O georreferenciamento irá mapear a área indicando seus limites, sejam artificiais ou naturais. Já a certificação é o processo pelo qual o INCRA irá certificar a inexistência de sobreposição de área com outros imóveis que se encontram na mesma base de dados do Sistema de Gestão Fundiária – SIGEF.

Importante observar que não há nenhuma exigência legal para que os proprietários se vejam obrigados a fazer a certificação do georreferenciamento de forma imediata, até porque não há sanção a ser aplicada pela ausência inserção dos dados na matrícula imobiliária. Porém, o imóvel acima de 25 hectares que não esteja devidamente certificado pelo INCRA não poderá ser objeto de compra, venda, parcelamento, remembramento, desmembramento ou qualquer mudança de titularidade.

Por essas razões é de suma importância que os proprietários de imóveis rurais acima de 25 hectares busquem atualizar a matrícula imobiliária para que não sejam surpreendidos com um possível atraso nas transações imobiliárias que sobre eles pretende realizar.

A Equipe de Direito Imobiliário do PLC Advogados coloca-se a disposição para quaisquer esclarecimentos e providencias que se fizerem necessárias.

Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion

Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v

Escrito por Daniela Ramos Pedro Foi publicada no dia 18 de junho de 2024, a

[get_news_letter_mail name="Nome" mail="E-mail" buttom="ENVIAR"]