ALTERAÇÃO NA OJ 394 DA SBDI-I DO TST – INTEGRAÇÃO DE HORAS EXTRAS HABITUAIS NO RSR REPERCUTE NAS DEMAIS PARCELAS SALARIAIS
Escrito por Marina Aparecida Ferreira
Em 20 de março de 2023, o Pleno do Tribunal Superior do Trabalho decidiu em julgamento de incidente de recurso repetitivo (IRR) pela alteração da Orientação Jurisprudencial nº 394 da SBDI-I do TST, definindo que a integração de horas extras habituais no repouso semanal remunerado incide nas demais parcelas salariais, como férias, 13º salário, aviso prévio e depósitos do FGTS.
A nova interpretação contradiz a redação anterior da OJ 394 da SBDI-I do TST, uma vez que esta consolidava a ideia de que a majoração do valor do repouso semanal remunerado, decorrente da integração das horas extras habitualmente prestadas, não poderia repercutir no cálculo das férias, da gratificação natalina, do aviso prévio e do FGTS, sob pena de caracterização de “bis in idem”.
Neste âmbito, fora fixada a seguinte tese jurídica:
“REPOUSO SEMANAL REMUNERADO. INTEGRAÇÃO DAS HORAS EXTRAS. REPERCUSSÃO NO CÁLCULO DAS FÉRIAS, DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO, AVISO PRÉVIO E DEPÓSITOS DO FGTS.
I. A majoração do valor do repouso semanal remunerado decorrente da integração das horas extras habituais deve repercutir no cálculo, efetuado pelo empregador, das demais parcelas que têm como base de cálculo o salário, não se cogitando de bis in idem por sua incidência no cálculo das férias, da gratificação natalina, do aviso prévio e do FGTS.
II. O item I será aplicado às horas extras trabalhadas a partir de 20.03.2023.”
A decisão terá eficácia para as horas extras habituais prestadas a partir da data do julgamento, ou seja, 20/03/2023. Desta forma, preserva-se o princípio da segurança jurídica, uma vez que este novo entendimento não poderá ser aplicado aos processos trabalhistas em andamento, tampouco àquelas decisões já transitadas em julgado e processos encerrados.
A Equipe Trabalhista do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários.
Escrito por Pedro Henrique Oliveira Pires Meira Na atualidade, a comunicaç
Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion
Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v