AS VANTAGENS DA ARBITRAGEM NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
Escrito por Amanda Martins
A necessidade de resolução de conflitos abarrota cada vez mais o judiciário. A alternativa que vem sendo adotada é a utilização de Câmaras Arbitrais para a resolução de litígios, sendo método no qual as partes elegem uma pessoa ou entidade privada para solucionar a contenda existente, sem a participação do Poder Judiciário.
É importante pontuar que para dirimir conflitos perante as câmaras arbitrais é indispensável que as partes convencionem em contrato, especificamente e por escrito.
As decisões proferidas nas Câmaras Arbitrais possuem a mesma efetividade e validade de sentença proferida pelo Poder Judiciário, pois seu procedimento de resolução de conflitos foi reconhecido com o advento da Lei 9.307/1996 e o STF já declarou a constitucionalidade dos mecanismos da lei de arbitragem, no julgado SE 5.206. No mais, o art. 3º, § 1º do Código de Processo Civil de 2015 autoriza a arbitragem na forma da lei com poder de jurisdição.
A duração dos processos arbitrais é um dos benefícios mais atrativos, pois as câmaras arbitrais possuem em média 06 (seis) meses como tempo para a solução de conflitos de menor complexidade, baseado na lei arbitral, ou período similar estipulado pelo regulamento interno das câmaras. Além disso, nas câmaras arbitrais é possível dirimir conflitos com árbitro especialista no assunto de cada demanda, inclusive com avaliação curricular de suas especialidades e experiências quanto à matéria objeto da controvérsia.
Com o trânsito em julgado da sentença proferida em câmara arbitral, de acordo com o art. 31 da lei 9.307/1996, constitui-se título executivo judicial que é executado por um juízo estatal. Ou seja, caso a sentença arbitral não seja cumprida voluntariamente pela parte malograda, o cumprimento desta sentença obrigatoriamente terá que ser feito perante o Poder Judiciário.
Desta forma, é possível notar que a arbitragem é alternativa eficaz para dirimir conflitos, desde que expressamente prevista a possibilidade entre as partes contratantes, pois tem a sua validade respaldada em lei e pela Suprema Corte, além de célere e, em regra, menos dispendiosa.
A Equipe do Contencioso Cível do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários.
Escrito por Pedro Henrique Oliveira Pires Meira Na atualidade, a comunicaç
Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion
Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v