AUDIÊNCIA PÚBLICA NO STF SOBRE O MARCO CIVIL DA INTERNET
Escrito por Aline Ziller Martins Germano
O marco civil da Internet é uma lei brasileira que foi sancionada em 2014 e entrou em vigor em 2015, estabelecendo princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil.
Entre outros aspectos, a lei estabelece a neutralidade da rede, a privacidade dos usuários e a responsabilidade dos provedores de serviços de internet.
O STF tem atuado para garantir a aplicação correta do Marco Civil da Internet, sempre levando em consideração os princípios e direitos previstos na lei, já se manifestando diversas vezes sobre o tema em julgamentos que trataram de diferentes aspectos.
Dessa forma, audiências públicas sobre o Marco Civil da Internet podem ser realizadas para discutir possíveis atualizações na lei, bem como para ouvir opiniões e sugestões de diferentes partes interessadas, incluindo especialistas em tecnologia, representantes da sociedade civil, empresas fornecedoras de internet, acadêmicos e governos, sobretudo considerando a previsão legal expressa do artigo 9º, parágrafo primeiro, da Lei 9.868/1999.
As audiências públicas são um mecanismo importante de participação democrática e transparência, permitindo que os cidadãos tenham voz ativa no processo legislativo e possam contribuir para a tomada de decisões informadas pelos legisladores.
Algumas das decisões mais relevantes do STF sobre o Marco Civil da internet incluem:
- Em 2015, o STF decidiu que o Marco Civil da Internet é constitucional e que as empresas de telecomunicações não podem ser obrigadas a fornecer informações de usuários sem autorização judicial.
- Em 2016, o STF decidiu que a suspensão do acesso à internet prevista no Marco Civil da Internet só pode ser determinada pelo Judiciário e em casos excepcionais.
- Em 2020, o STF decidiu que a proteção à privacidade prevista no Marco Civil da Internet se aplica não só aos provedores de internet, mas também às empresas de aplicativos como o WhatsApp.
Sendo assim, audiência seria realizada presencialmente em março de 2020, mas foi suspensa em razão da pandemia da covid-19. Tendo em vista o tempo transcorrido, em março de 2023 os ministros Dias Toffoli e Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), convocaram audiência pública para tratar sobre regras do Marco Civil da Internet.
Estão incluídos na pauta da audiência pública a responsabilidade de provedores de aplicativos ou de ferramentas de internet por conteúdo gerado pelos usuários e a possibilidade de remoção de conteúdos que possam ofender direitos de personalidade, incitar o ódio ou difundir notícias fraudulentas a partir de notificação extrajudicial, sendo questões trazidas nos Recursos Extraordinários (REs) 1037396 e 1057258 (Temas 533 e 987 da repercussão geral).
A equipe de Controladoria do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários.
Escrito por Ester Carvalho da Costa A Consolidação das Leis de Defesa do
Escrito por Guilherme Domenech Silva A impenhorabilidade de valores deposit
Escrito por Fernanda de Oliveira Sanches A quarta turma do Tribunal Superio
Inscreva-se em nossa Newsletter
Fique por dentro dos acontecimentos mais relevantes do meio jurídico empresarial em um só canal