PLC Blog

AUSÊNCIA DE CARTÕES DE PONTO DE EMPREGADO DOMÉSTICO NÃO GERA CONFISSÃO QUANTO A JORNADA DE TRABALHO

marketing
23 de março de 2023

Escrito por Tiago Valadares Andrade

A quarta turma do Tribunal Superior do Trabalho declarou que a ausência do cartão de registro de ponto de empregado doméstico não gera a presunção de veracidade (confissão) da jornada de trabalho declarada por empregado doméstico na inicial de Reclamatória Trabalhista.

Conforme voto do ministro Alexandre Ramos, a CLT exige, como regra geral, a anotação da hora de entrada e saída apenas para estabelecimentos com mais de 20 trabalhadores, logo, não seria razoável exigir que o empregador doméstico mantenha controles de ponto.

Em suma, a quarta turma do TST considerou “ser paradoxal exigir do empregador a anotação da jornada, já que não se trata de uma empresa com mais de 20 empregados”.

Por fim, destaca o Ministro Alexandre Ramos que apesar da Lei Complementar 150/2015 exigir os cartões de ponto para os empregados domésticos, a CLT não pode ser ignorada e interpretada de forma isolada.

A decisão da quarta turma do TST não é coletiva e não é oponível de forma obrigatória para outros processos, porém, pode servir de base para novas interpretações e alteração da jurisprudência sobre o tema.

A Equipe Trabalhista do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários.

Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion

Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v

Escrito por Daniela Ramos Pedro Foi publicada no dia 18 de junho de 2024, a

[get_news_letter_mail name="Nome" mail="E-mail" buttom="ENVIAR"]