PLC Blog

CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA É PRORROGADA ATÉ 31/12/2023

marketing
10 de fevereiro de 2022

Escrito por Cássio Mesquita

No último dia do ano de 2021 foi publicada a Lei 14.288/21, que prorrogou por dois anos a contribuição previdenciária sobre a receita bruta – CPRB. Criada em 2011 com o objetivo de desonerar a folha de salários, a sua extinção era prevista em 31/12/2021.

A CPRB foi originalmente instituída por meio da Medida Provisória n. 540/2011, convertida na Lei n. 12.546/2011, com o objetivo de promover a desoneração da folha de pagamentos mediante a substituição da base de incidência da contribuição previdenciária patronal, originalmente incidentes sobre a folha de salários com alíquota de 20%, passando a incidir sobre a receita bruta com alíquotas entre 2% a 4,5% a depender da atividade.

A prorrogação beneficia os setores de: calçados; call center; comunicação; confecção e vestuário; construção civil; empresas de construção e obras de infraestrutura; couro; fabricação de veículos e carroçarias; máquinas e equipamentos; proteína animal; têxtil; tecnologia da informação (TI); tecnologia de comunicação (TIC); projeto de circuitos integrados; transporte metro ferroviário de passageiros; transporte rodoviário coletivo; e transporte rodoviário de cargas.

A opção pela CPRB deverá ser manifestada mediante o pagamento da competência de janeiro de cada ano (vencimento no mês seguinte), e será irretratável para todo o exercício, semelhante ao que ocorre com a opção, quando cabível, do regime de tributação do IRPJ.

A Equipe de Direito Tributário do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários.

 

Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion

Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v

Escrito por Daniela Ramos Pedro Foi publicada no dia 18 de junho de 2024, a

[get_news_letter_mail name="Nome" mail="E-mail" buttom="ENVIAR"]