PLC Blog

DA IMPLEMENTAÇÃO DA CENTRAL DE PESQUISA PATRIMONIAL – CPP – COMO GARANTIA DO PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA EFICIÊNCIA

marketing
5 de março de 2024

Escrito por Izabella Cristina Rocha Gonçalves Rinco

Em 25/09/2023, foi publicada, pela Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a PORTARIA Nº 7.764/CGJ/2023 que implementou a Central de Pesquisa Patrimonial – CPP – e revogou a PORTARIA Nº 7.502/2023 onde a CPP ainda era tratada apenas como um projeto piloto.

Em análise criteriosa da portaria citada, observa-se que o programa vinculado à Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) é uma arma indispensável à garantia do respeito e da manutenção de princípio elencado no artigo 37 da CF/88, qual seja: o princípio da eficiência. Isso porque o programa busca meios de cooperação entre os órgãos do Poder Judiciário, bem como a desburocratização e a agilidade de atos conjuntos, permitindo a obtenção de resultados mais eficientes para o sucesso na localização de patrimônio de devedores insolventes.

A PORTARIA Nº 7.764/CGJ/2023 regulamenta de forma expressa as atribuições e as atividades da CPP e os critérios para definição dos processos que serão remetidos ao fluxo ordinatório das unidades judiciárias contempladas pela cooperação.

Das diversas atribuições de competência da CPP, destacam-se:

  • a produção de relatórios circunstanciados dos resultados das pesquisas realizadas, formando banco de dados acessíveis aos magistrados que os demandarem, garantindo celeridade às consultas e evitando repetições desnecessárias de pesquisas.

 

  • comunicação com a CGJ para que sejam firmados convênios e parcerias entre instituições públicas e privadas, sendo possível assim que a CPP tenha acesso a fontes de informações de dados cadastrais, bem como de cooperação técnica, facilitando a localização de bens de devedores.

 

  • realizar o controle do número de execuções ativas, judiciais ou extrajudiciais em que o devedor contumaz figure no polo passivo. Quando encontrados 20 processos na mesma unidade judiciária ou 80 processos na mesma comarca, a CPP atuará na busca patrimonial de forma ativa.

 

Todas as pesquisas realizadas seguirão as diretrizes de tratamento de dados impostos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A equipe Cível do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários.

Escrito por Pedro Henrique Oliveira Pires Meira Na atualidade, a comunicaç

Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion

Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v

[get_news_letter_mail name="Nome" mail="E-mail" buttom="ENVIAR"]