DECRETO 10.768, DE NOVA LIMA, ESTABELECE NOVAS REGRAS DE FUNCIONAMENTO PARA OS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, INDUSTRIAIS E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NO MUNICÍPIO
Escrito por Ana Flávia Oliveira Alexandre | Guilherme Melo de Morais
O Munícipio de Nova Lima/MG segue as determinações do Plano Minas Consciente, elaborado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, e, por esta razão, a macrorregião, onde se encontra a cidade, passou a se enquadrar na chamada “Onda Amarela” a partir do dia 12 de janeiro de 2021. Em virtude de tal alteração, no dia 12 de janeiro de 2021, foi editado o Decreto 10.768 (“Decreto”) dispondo a respeito das novas regras para o funcionamento dos estabelecimentos industriais, comerciais e de prestações de serviços do município.
A partir do dia 15 de janeiro de 2021 (sexta-feira), por tempo indeterminado, o funcionamento das atividades elencadas na Onda Verde do Plano Minas Consciente – consideradas não essenciais e com alto risco de contágio – fica permitido na cidade de Nova Lima somente na modalidade delivery ou para retirada no local. Já as atividades elencadas nas Ondas Vermelha e Amarela do Plano Minas Consciente poderão funcionar na modalidade presencial, com atendimento ao público, desde que observados os Protocolos de Higiene relativos a cada negócio bem como as regras determinadas pelo Decreto.
As atividades elencadas na Onda Amarela e Vermelha do Plano Minas Consciente, existentes no interior de Shopping Centers e Galerias, estão autorizadas a funcionar, desde que observas as limitações e regras estabelecidas pelo Decreto e pelo Plano do Minas Consciente. Dentre as atividades autorizadas a funcionar, temos as de: (i) vestuário; (ii) departamento e variedades; (iii) móveis, tecidos e afins; (iv) antiguidades e objetos de arte; (v) design e decoração; (vi) joias e bijuterias; (vii) salão de beleza; (viii) agência de viagem; (ix) construção civil; (x) alimentação; (xi) bancos e seguros; (xii) saúde.
De acordo com o Decreto, bares, restaurantes e serviços de alimentação congêneres poderão funcionar observando as seguintes regras:
- Autorizado o funcionamento todos os dias, até as 23h59min, sendo certo que todo o serviço de atendimento presencial deverá ser realizado até as 23h45min de cada dia, exceto os serviços de entrega ou retirada no local, os quais não possuem restrição de horário.
- Autorizada a comercialização de bebidas alcóolicas exclusivamente para entrega ou retirada, sendo vedada a comercialização para consumo local e nas adjacências.
- Vedação do atendimento de pessoas em pé no interior dos estabelecimentos.
- Os serviços de alimentação existentes no interior de shopping centers e galerias estão autorizados a utilizar o espaço interno para distribuição de mesas, observado o espaçamento mínimo de 2 (dois) metros entre elas, permitido, ainda, o consumo de alimentos em balcões.
- Os serviços de entretenimento no interior destes espaços estão autorizados, exceto apresentações artísticas e musicais.
- Adoção dos procedimentos para atestar o número de pessoas atendidas no local, com controle de entrada de clientes e sinalização interna.
A utilização de máscaras no interior bem como o oferecimento de álcool em gel para higienização e esterilização das mãos, nos espaços comerciais, industriais e de prestação de serviços, permanecem obrigatórios.
O funcionamento das atividades comerciais, industriais ou de serviços em desacordo com o disposto no Decreto poderá acarretar a aplicação de multas, suspensão do alvará do estabelecimento e, em caso de reincidência, a interdição provisória deste, além das demais sanções administrativas.
A Equipe de Contratos do PLC Advogados coloca-se à disposição para esclarecimentos e providências que se fizerem necessários relativos ao tema tratado neste informativo.
Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion
Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v
Escrito por Daniela Ramos Pedro Foi publicada no dia 18 de junho de 2024, a