PLC Blog

DIRETORES RESIDENTES FORA DO BRASIL: DESBUROCRATIZAÇÃO IMPORTANTE

marketing
7 de dezembro de 2021

Escrito por Juliana Mancini Henriques

A recente Lei 14.195 de agosto de 2021 trouxe diversas alterações na área Societária, em especial na Lei de Sociedades Anônimas com o objetivo de desburocratizar e tornar o ambiente de negócios mais favorável.

Uma novidade bastante interessante foi a alteração do artigo 146 da Lei das S/A (Lei 6404/76), que passou a permitir aos brasileiros e estrangeiros residentes no exterior ocupar cargos de Diretoria nas Companhias. A redação anterior restringia a ocupação destes cargos aos residentes no Brasil. Agora, os brasileiros e estrangeiros residentes no exterior poderão ocupar tanto posições no Conselho de Administração – que já era permitido – quanto na Diretoria das Companhias.

A posse do Administrador residente no exterior fica condicionada, entretanto, à constituição de representante residente no País, com poderes para, até, no mínimo, 3 (três) anos após o término do prazo de gestão do administrador, receber: (i) citações em ações contra ele proposta com base na legislação societária; e (ii) citações e intimações em processos administrativos instaurados pela Comissão de Valores Imobiliários, no caso de exercício de cargos de administração em companhia aberta.

Embora a Lei não exija expressamente, para o exercício pleno de suas atribuições, deverá o Diretor residente no exterior se adaptar às normas brasileiras aplicáveis e possuir todas as ferramentas e meios para exercer plenamente suas atividades, tais como: CPF e certificado digital para movimentação de operações junto Órgãos Públicos, Juntas Comerciais, Instituições Financeiras etc.

Não se pode negar, contudo, que a possibilidade de Sociedades Anônimas terem Diretores residentes no exterior é uma grande conquista nesse mundo globalizado, principalmente num mundo que sofreu transformação tão repentina em razão da pandemia. Contratar Diretores residentes em qualquer lugar do Mundo pode ser o diferencial de crescimento e desenvolvimento que muitas empresas brasileiras esperavam para mudar de patamar.

A Equipe de Societário do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários.

Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion

Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v

Escrito por Daniela Ramos Pedro Foi publicada no dia 18 de junho de 2024, a

[get_news_letter_mail name="Nome" mail="E-mail" buttom="ENVIAR"]