PLC Blog

DO RECONHECIMENTO DE VÍNCULO DE EMPREGO EM ATIVIDADE EMPRESARIAL ILÍCITA

marketing
31 de maio de 2023

Escrito por Marina Edwiges Aparecida da Fonseca Coelho

Nos termos dos artigos 104, II, e 166, II, do Código Civil, aplicados no campo do Direito do Trabalho por força do artigo 8º, parágrafo único, da CLT, a atuação do empregado em atividade empresarial ilícita afasta o reconhecimento de direitos trabalhistas eventualmente invocados, visto que, a ilicitude do objeto contratual encontra-se apta a macular o referido instrumento, invalidando-o como negócio jurídico.

Como exemplo, tem-se o entendimento pacificado pela Orientação Jurisprudencial nº 199 da SDI-1 do TST, pela qual o contrato de trabalho firmado para o desempenho de atividades ligadas ao jogo do bicho é nulo, em razão da ilicitude de seu objeto.

Não obstante, a Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho, nos autos do processo Ag-AIRR-113-10.2021.5.13.0008, entendeu pela possibilidade de reconhecimento de vínculo de emprego entre uma vendedora e sua empregadora, a qual alegou a ilicitude de sua atividade – apostas do jogo do bicho.

O relator do recurso, ministro Breno Medeiros, explicou que a jurisprudência do TST vem se posicionando no sentido de reconhecer a validade do contrato de trabalho de pessoas que, ainda que prestem serviço em local destinado a atividade ilícita, não atuem exclusivamente nela, como era o caso dos autos, amparando-se na aplicação da OJ 199.

Tem-se, portanto, que na hipótese do objeto empresarial se configurar como ilícito, caso a prestação de serviços pelo empregado envolva atividades de natureza ilícita, as obrigações trabalhistas contraídas incidirão no caso in concreto.

A Equipe Trabalhista do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários.

Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion

Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v

Escrito por Daniela Ramos Pedro Foi publicada no dia 18 de junho de 2024, a

[get_news_letter_mail name="Nome" mail="E-mail" buttom="ENVIAR"]