GOLPE DO FALSO ADVOGADO: MEIOS PARA IDENTIFICAR E EVITAR FRAUDES
Escrito por: Louise Lane Sousa Rodrigues Ferreira
Golpes envolvendo processos judiciais têm se tornado cada vez mais comuns. Criminosos se passam por advogados ou por escritórios de advocacia para solicitar pagamentos indevidos. Diante desse cenário, munir-se de informação sobre meios de identificar possíveis fraudes é fundamental para prevenir prejuízos.
No exercício da advocacia, tem-se observado o aumento de abordagens fraudulentas conhecidas como “golpe do falso advogado”. Nesses casos, terceiros utilizam informações públicas de processos judiciais para entrar em contato com clientes, apresentando-se indevidamente como advogados ou integrantes do escritório responsável pelo caso.
A abordagem geralmente envolve a alegação de liberação de valores ou a cobrança de taxas para o suposto andamento do processo. O tom é de urgência e os pedidos de pagamento costumam ser feitos por transferência imediata, especialmente via PIX, para contas sem qualquer vínculo com o advogado regularmente constituído.
Como medida de prevenção, recomenda-se que nenhum pagamento seja realizado sem a confirmação direta com o advogado de confiança responsável pelo caso. Além disso, o acompanhamento processual deve ser feito exclusivamente por meio dos canais oficiais dos tribunais.
Diante desse cenário, a Ordem dos Advogados do Brasil promove campanhas nacionais de conscientização sobre esse tipo de fraude. A entidade disponibiliza a plataforma ConfirmADV, que permite verificar a identidade de advogados, bem como canais oficiais para o registro de denúncias, que são encaminhadas para apuração pelas seccionais competentes.
A Equipe do Contencioso Cível do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários.
Inscreva-se em nossa Newsletter
Fique por dentro dos acontecimentos mais relevantes do meio jurídico empresarial em um só canal
PLC Advogados