LEI COMPLEMENTAR 260/2023, DE 23 DE MAIO DE 2023 – A NORMA ALTERA A LEI COMPLEMENTAR Nº 192, DE 18 DE JULHO DE 2018, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, ESTABELECENDO CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA O LICENCIAMENTO E A LEGALIZAÇÃO DE CONSTRUÇÕES E ACRÉSCIMOS NAS EDIFICAÇÕES NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Escrito por Aline Rodrigues Lozano
O Projeto de Lei Complementar 88/2022, de autoria do prefeito Eduardo Paes, foi sancionado no dia 23 de maio de 2023, na forma da Lei Complementar 260/2023, que estabelece condições especiais para o licenciamento e a legalização de construções e acréscimos nas edificações da cidade do Rio de Janeiro, mediante o pagamento de contrapartida, com veto parcial ao artigo 10.
A norma altera a lei complementar nº 192, de 18 de julho de 2018, e dá outras providências, estabelecendo condições especiais para o licenciamento e a legalização de construções e acréscimos nas edificações no Município do Rio de Janeiro.
O veto parcial aposto retira do texto legal a destinação de pelo menos 50% do valor arrecadado pelo pagamento de contrapartida ao Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social.
O objetivo da norma foi a ordenação da regularização urbana para os casos em que não se justifique a ação demolitória, permitindo a legalização de unidades residenciais, comerciais e de serviços. De acordo com o texto, o pagamento da taxa será definido por meio de um laudo de contrapartida, que, a depender da localização e características do projeto, precisará ser aprovado pelos órgãos municipais competentes.
A Equipe de Contratos do PLC Advogados coloca-se à disposição para esclarecimentos e providências que se fizerem necessários relativos ao tema tratado neste informativo.
Escrito por Pedro Henrique Oliveira Pires Meira Na atualidade, a comunicaç
Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion
Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v