PLC Blog

MEDIDA PROVISÓRIA 931/2020 ALTERA PRAZOS PARA REALIZAÇÃO DE ASSEMBLEIAS GERAIS ORDINÁRIAS

marketing
1 de abril de 2020

Escrito por João Vítor Gonçalves Cogiola Falcão

O Governo Federal publicou, na edição do dia 30 de março de 2020 do Diário Oficial da União, a Medida Provisória 931/2020 (“MP 931”), a partir da qual, no intuito de minimizar o impacto causado pela pandemia do COVID-19, prorrogou os prazos para que as sociedades por ações, limitadas e cooperativas, que tiveram o exercício social encerrado entre os dias 31 de dezembro de 2019 e 31 de março de 2020, realizem a assembleia geral ordinária para a aprovação das contas do exercício anterior.

O prazo inicial de 4 (quatro) meses para a realização da referida assembleia, previsto na Lei 6.404/1976 (“Lei das S/A”) para as sociedades por ações, na Lei 10.406/2002 para as sociedades limitadas e na Lei 5.764/1971 para as cooperativas, foi estendido em sete meses. A MP 931 torna sem efeito qualquer disposição de contrato ou estatuto social que a contradiga.

Pelo mesmo instrumento, foram prorrogados, até a realização da assembleia geral, os mandatos de administradores e dos membros de órgãos fiscalizadores das sociedades. No caso das sociedades por ações, foi definido que o conselho de administração poderá deliberar sobre a distribuição de dividendos aos acionistas.

Durante a vigência das medidas restritivas, em virtude COVID-19, foi dispensado o registro prévio nas Juntas Comerciais, retroativamente a 1º de março de 2020, dos atos societários necessários à realização de negócios jurídicos ou emissão de valores mobiliários. Os prazos para análise dos atos assinados até 16 de fevereiro de 2020 estão suspensos até o reestabelecimento da regular prestação de serviços pelas Juntas e demais atos realizados durante o período de suspensão das atividades referidas, que precisarem ser levados a registro posterior, deverão ser apresentados em até 30 (trinta) dias, a partir da retomada das atividades.

A MP 931 também dispôs acerca da possibilidade de participação e votação remotas em reunião ou assembleia de sociedades limitadas e cooperativas. Para as sociedades por ações, a previsão já existia, mas foi ampliada no caso das companhias abertas, para permitir que a assembleia em si possa ser realizada de forma digital, caso permitido pela Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”).

A MP 931, ainda, legislou sobre a possibilidade de a CVM prorrogar prazos estabelecidos na Lei das S/A para as companhias abertas, exclusivamente durante o exercício de 2020.

Na esteira do que determinou a MP 931, a CVM publicou, no dia 31 de março de 2020, a Deliberação 849, que, dentre outras alterações, modificou os prazos para que as companhias abertas entreguem uma série de informações periódicas exigidas pela lei e regulamentos, tais como: demonstrações financeiras, formulários trimestrais, formulário cadastral, formulário de referência e o informe sobre o Código Brasileiro de Governança Corporativa. Através de comunicado em seu site oficial, a CVM informou[1] que dará prioridade à regulamentação das assembleias totalmente digitais, que ainda não são regulares nos termos da legislação atual.

A Equipe Societário do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários acerca do tema tratado neste informativo.

Escrito por Pedro Henrique Oliveira Pires Meira Na atualidade, a comunicaç

Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion

Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v

[get_news_letter_mail name="Nome" mail="E-mail" buttom="ENVIAR"]