Medida Provisória nº 905/2019: Extinção da Contribuição Social de 10% sobre o saldo de FGTS, devida pelos empregadores em caso de dispensa sem justa causa.
Escrito por Juliana Rachel Ravieri da Silva e Daniela Michel Bueno
Em 2001, foi instituída por meio da Lei Complementar nº 110, em seu artigo 1º, a contribuição social devida pelos empregadores em caso de dispensa sem justa causa do empregado, à alíquota de 10% sobre o saldo atualizado das contas vinculadas ao FGTS.
Referido tributo foi instituído com a finalidade de recomposição das contas do FGTS em virtude dos expurgos inflacionários dos Planos Verão e Collor I, relativas aos períodos de 01.12.1988 a 28/04/1989 e no mês de abril de 1990.
Em 2006, houve a efetiva recomposição das mencionados contas, todavia, a contribuição continuou a vigorar no ordenamento jurídico brasileiro, de modo que foram ajuizadas diversas ações de inconstitucionalidade perante o STF, ainda pendentes de julgamento.
Nesse cenário, no dia 12/11/2019, foi publicada a Medida Provisória (MP) nº 905/2019, que institui o estímulo aos microcréditos, dentre outras alterações legislativas, sendo no campo tributário, a de maior relevância, a extinção da contribuição acima referida.
A esse respeito, convém destacar que a alteração promovida pela MP não influencia no julgamento do STF, uma vez que a extinção da contribuição possui efeitos “ex nunc”, ou seja, a partir da data de sua publicação, não alcançando situações anteriores.
Desta forma, ainda cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF) decidir quanto a inconstitucionalidade da contribuição para os períodos pretéritos à publicação da presente MP, inclusive para análise de eventual restituição dos valores eventualmente recolhidos a tal título.
A Equipe Tributária do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários.
Escrito por Pedro Henrique Oliveira Pires Meira Na atualidade, a comunicaç
Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion
Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v