PLC Blog

MP 946/2020: EXTINÇÃO DO PIS-PASEP E SAQUE DO FGTS

marketing
8 de abril de 2020

Escrito por Mariella Guerra Moreira de Castro

No dia 7 de abril de 2020, foi publicada a Medida Provisória n. 946, que dispõe sobre a extinção e transfere o patrimônio do PIS-Pasep, a partir de então extinto, para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (“FGTS”), autorizando saques desta conta, conforme condições abaixo:

Transferência Patrimonial do Fundo do PIS-Pasep ·      Fica extinto, em 31 de maio de 2020, o Fundo PIS-Pasep, cujos ativos e passivos serão transferidos, na mesma data, ao FGTS.

·      Serão cadastradas, pelo operador do FGTS, as contas vinculadas de titularidade dos participantes do Fundo PIS-Pasep, necessárias ao recebimento e à individualização dos valores transferidos.

Saque do PIS-Pasep ·      As contas vinculadas individuais dos participantes do Fundo PIS-Pasep, mantidas pelo FGTS após a transferência, passarão a ser remuneradas pelos mesmos critérios aplicáveis às contas vinculadas do FGTS.

·      As contas poderão ser livremente movimentadas, a qualquer tempo, conforme regras já previstas na legislação que regulamenta referidos programas.

Autorização Temporária para Saque de Saldos do FGTS ·      Fica disponível, aos titulares de conta vinculada do FGTS, a partir de 15 de junho de 2020 e até 31 de dezembro de 2020, em razão do enfrentamento do estado de calamidade pública, o saque de recursos até o limite de R$ 1.045,00 por trabalhador.

·      Na hipótese de o titular possuir mais de uma conta vinculada, o saque será feito na seguinte ordem:

I – contas vinculadas relativas a contratos de trabalho extintos, com início pela conta que tiver o menor saldo.

II – demais contas vinculadas, com início pela conta que tiver o menor saldo.

 

·      Não estarão disponíveis para saque os valores bloqueados para cumprimento das obrigações financeiras do titular da conta.

Crédito Automático para Contas da CEF ·      Fica permitido o crédito automático para conta de depósitos de poupança de titularidade do trabalhador previamente aberta na Caixa Econômica Federal, desde que o trabalhador não se manifeste negativamente. Fica também permitido o crédito em conta bancária de qualquer outra instituição financeira, indicada pelo trabalhador, desde que seja de sua titularidade.

·      O trabalhador poderá, na hipótese do crédito automático acima, até 30 de agosto de 2020, solicitar o desfazimento do crédito, conforme procedimento a ser definido pelo agente operador do FGTS.

 

·      A transferência para outra instituição financeira não poderá acarretar cobrança de tarifa pela instituição financeira.

A Medida Provisória trata ainda de questões técnicas inseridas com o objetivo de ampliar a liquidez do FGTS.

Os créditos decorrentes do disposto no § 5º do artigo 13 da Lei 8.036, de 1990, para o exercício de 2020, não poderão ser acumulados àqueles decorrentes de rentabilidade auferida pelas contas do Fundo PIS-Pasep por ocasião do encerramento antecipado do exercício do fundo de que trata o § 2º do artigo 4º da MP 946/2020, de modo a proporcionar, às contas oriundas do Fundo PIS-Pasep, rentabilidade total superior à rentabilidade total auferida pelas contas vinculadas do FGTS.

A Equipe Trabalhista do PLC Advogados coloca-se à disposição para esclarecimentos e providências que se fizerem necessários relativos ao tema tratado neste informativo.

Escrito por Pedro Henrique Oliveira Pires Meira Na atualidade, a comunicaç

Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion

Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v

[get_news_letter_mail name="Nome" mail="E-mail" buttom="ENVIAR"]