PLC Blog

NOVA LEI MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE OBRIGA A FIXAÇÃO DE CARTAZES EM ESTABELECIMENTOS QUE OFERECEM ALIMENTOS PARA CONSUMO IMEDIATO E NAS PRAÇAS DE ALIMENTAÇÃO COM ORIENTAÇÕES SOBRE A MANOBRA DE HEIMLICH – “ABRAÇO DA VIDA”

marketing
24 de julho de 2024

Escrito por Évelyn Vieira Gomes

Sancionada em Belo Horizonte a Lei n.º 11.714, de 11 de julho de 2024, que visa aumentar a segurança e a conscientização sobre primeiros socorros em locais públicos.

A Lei n.º 11.714 de 2024 determina a fixação de cartazes em estabelecimentos que oferecem alimento para consumo imediato e nas praças de alimentação, com orientações sobre a compressão abdominal para desobstrução das vias respiratórias, também conhecida como “abraço da vida” ou “manobra de Heimlich”. Esses cartazes devem ser colocados em locais estratégicos e em quantidade suficiente para garantir fácil visualização por todos os frequentadores.

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros que pode salvar vidas em situações emergenciais, onde há obstrução das vias respiratórias por alimentos ou outros objetos. A fixação dos cartazes visa instruir o público, proporcionando instruções claras e acessíveis sobre como executar corretamente a técnica.

Com o início da vigência da nova lei na data de sua publicação, 11 de julho de 2024, recomenda-se que os estabelecimentos comerciais providenciem e afixem os cartazes, garantindo que estes estejam visíveis e em bom estado de conservação.

As operações de alimentação que possuam espaços internos para consumo de alimentos, mesmo que inseridas em praças de alimentação do Shopping, também deverão se adequar a nova legislação e afixar as instruções no seu espaço.

A adoção desta medida é um passo significativo para tornar os ambientes públicos mais preparados para responder a emergência de maneira eficaz.

A Equipe de Contratos do PLC Advogados coloca-se à disposição para esclarecimentos e providências que se fizerem necessários relativos ao tema tratado neste informativo.

Escrito por Pedro Henrique Oliveira Pires Meira Na atualidade, a comunicaç

Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion

Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v

[get_news_letter_mail name="Nome" mail="E-mail" buttom="ENVIAR"]