NOVIDADES NA DECLARAÇÃO DE CRIPTOATIVOS NO IRPF/2022
Escrito por Cássio Mesquita
A entrega das declarações do imposto de renda das pessoas físicas iniciou-se no dia 07/03/2022 e se encerrará em 31/05/2022.
Dentre as modificações em relação ao exercício anterior, vale destacar aquelas relacionadas à declaração da propriedade de criptoativos.
De acordo com a definição do inciso I, art. 5º da Instrução Normativa n. 1.888 de 3 de maio de 2019 criptoativo é “a representação digital de valor denominada em sua própria unidade de conta, cujo preço pode ser expresso em moeda soberana local ou estrangeira, transacionado eletronicamente com a utilização de criptografia e de tecnologias de registros distribuídos, que pode ser utilizado como forma de investimento, instrumento de transferência de valores ou acesso a serviços, e que não constitui moeda de curso legal.”
Enquadram-se na definição as criptomoedas e criptoativos não considerados criptomoedas, tais como NFT (non-fungible token), payment tokens, utility tokens.
Os criptoativos, atualmente, são equiparados a ativos financeiros sujeitos a ganho de capital e devem ser declarados pelo valor de aquisição na Ficha Bens e Direitos no “Grupo Criptoativos (Grupo 8)” da declaração anual.
As principais mudanças em relação ao ano passado dizem respeito ao valor mínimo para que a declaração seja obrigatória e a indicação de códigos específicos para diferenciar os criptoativos.
No ano de 2021 era obrigatória a declaração de criptoativos cujo valor de aquisição fosse superior a R$ 1.000,00 (mil reais) e a classificação se limitava a três tipos com códigos específicos: Criptoativo Bitcoin – BTC código 81; outros criptoativos, do tipo moeda digital código 82; e demais criptoativos não considerados criptomoedas código 89.
Para o ano de 2022 a inovação está na obrigatoriedade de declaração de criptoativos cujo valor de aquisição seja maior que R$ 5.000,00 (cinco mil reais), além dos novos códigos de classificação adotados:
A Equipe de Direito Tributário do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários.
Escrito por Pedro Henrique Oliveira Pires Meira Na atualidade, a comunicaç
Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion
Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v