PLC Blog

NOVO MARCO LEGAL DAS CONCESSÕES E PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS (PPPS)

marketing
9 de março de 2020

Escrito por Luana Duarte Pereira

Denominada como Lei Geral de Concessões (“LGC”), uma proposta de novo marco legal de concessões e parcerias público-privadas (“PPPs”) foi aprovada pela comissão especial em substituição ao Projeto de Lei nº 7.063 / 17.

Com 224 artigos, uma proposta é considerada uma alteração maior na legislação sobre assuntos desde os anos 1990, quando as concessões de serviços públicos ao setor privado ganharam espaço na agenda econômica do país.

O texto consolida em um único documento, com diversas alterações, como normas atuais que tratam de concessões, PPPs e fundos de investimentos em infraestrutura.

Em suma, o relatório amplia o uso de arbitragem no âmbito dos contratos administrativos para pendências relacionadas ao equilíbrio econômico-financeiro, possibilita também o uso do comitê de resolução de disputas (os painéis de disputa ) e cria novos tipos de contratos de venda, tais como a concessão simplificada, para projetos de menor valor e com mais rapidez, e a concessão de serviços de conexão, que permite ao concessionário assumir um serviço vinculado à concessão principal quando isso justificar economicamente.

A modernização do arcabouço regulatório viabiliza novos recursos de capital nos distintos componentes que compõem uma infraestrutura nacional, bem como garantir maior segurança jurídica aos investidores.

A Equipe de Direito Público, Ambiental e Urbano do PLC Advogados coloca à disposição para guardar os esclarecimentos e providências que eles devem usar.

Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion

Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v

Escrito por Daniela Ramos Pedro Foi publicada no dia 18 de junho de 2024, a

[get_news_letter_mail name="Nome" mail="E-mail" buttom="ENVIAR"]