PLC Blog

O IMPACTO DA DECISÃO DO STJ EM RELAÇÃO A NATUREZA JURÍDICA DO PLANO GERADOR DE BENEFÍCIOS LIVRES – PGBL

marketing
9 de novembro de 2021

Escrito por Renata Chaves Pereira

A Previdência Privada é operada por entidades autônomas e organizadas na forma da Lei Complementar nº 109/2001, sendo o Plano Gerador de Benefícios Livres – PGBL uma das modalidades de plano de previdência privada complementar aberta.

 

Recentemente a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça – STJ reafirmou, através do REsp 1880056/SE, que o montante advindo do PGBL não integra a herança a ser partilhada em razão da sua natureza securitária e não financeira.

 

Na prática esse entendimento possui um impacto relevante uma vez que os herdeiros recebem o valor da apólice do plano na forma contratada, normalmente em um período de 30 (trinta) dias.

 

Para alguns Tribunais, principalmente os Estaduais, a natureza jurídica do PGBL é de investimento financeiro já que acumula valores para recebimento futuro podendo ser resgatado pelo segurado antes do término. Por essa razão, defendem que o montante deveria ser integralizado ao patrimônio a ser inventariado, incidindo sobre a base de cálculo do Imposto Transmissão Causa Mortis – ITCD.

 

Nesse contexto, com o posicionamento do STJ os herdeiros são beneficiados em receber o valor de forma mais célere e, ainda, são isentos da incidência do ITCD.

 

 

A Equipe de Direito Imobiliário do PLC Advogados coloca-se a disposição para quaisquer esclarecimentos e providencias que se fizerem necessárias.

Escrito por Pedro Henrique Oliveira Pires Meira Na atualidade, a comunicaç

Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion

Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v

[get_news_letter_mail name="Nome" mail="E-mail" buttom="ENVIAR"]