PLC Blog

O JUÍZO 100% DIGITAL

marketing
22 de fevereiro de 2022

Escrito por Nathalia Jucá

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ)[1] aprovou ato normativo que autoriza os Tribunais a instituírem o “Juízo 100% digital”, viabilizando a possibilidade de realização de atos processuais exclusivamente por meios eletrônicos.

 

A mencionada regulamentação faz se necessária, principalmente, para permitir o direito constitucionalmente assegurado de amplo acesso à Justiça; visando a informatização e, consequentemente, celeridade e eficiência dos tramites processuais.

 

A escolha pelo “Juízo 100% digital” é facultativa, cabendo ao demandante manifestar seu interesse no ato da distribuição da ação e ao demandado até o momento de sua defesa. Todavia, mesmo não havendo adesão pelas partes, alguns atos isolados poderão ser realizados nessa modalidade.

 

A adesão dos Tribunais e partes ao “Juízo 100% Digital” é de extrema importância, não só pelo período pandêmico vivenciado, mas também por ampliar o acesso à justiça e conferir maior celeridade e efetividade aos processos.

 

Atualmente mais de 25% das unidades jurisdicionais de primeiro grau dos Tribunais já aderiram ao “Juízo 100% Digital”.

 

A realização de prazos processuais integralmente por meio eletrônico já é uma realidade não só para o judiciário, como também para as partes e advogados, que devem se atentar às regras previstas pela resolução, uma vez que a ausência de manifestação poderá caracterizar aceite tácito da referida modalidade.

 

 

A Equipe do Contencioso Shopping Center do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários.

[1] https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/3512

Escrito por Pedro Henrique Oliveira Pires Meira Na atualidade, a comunicaç

Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion

Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v

[get_news_letter_mail name="Nome" mail="E-mail" buttom="ENVIAR"]