PLC Blog

OS LIMITES LEGAIS IMPOSTOS À SUBLOCAÇÃO DE IMÓVEIS URBANOS

marketing
22 de fevereiro de 2022

Escrito por Ana Flávia Oliveira Alexandre

 

A sublocação de imóveis ainda é objeto de dúvidas por muitos locatários que pretendem utilizar, parcial ou totalmente, o imóvel locado, para a realização de um segundo negócio.

 

A Lei nº 8.245/91 (“Lei de Locações”), em seu art. 13, possibilita a sublocação de imóvel mediante consentimento prévio do Locador, não podendo tal consentimento ser presumido. Assim, a simples demora do Locador em manifestar formalmente a sua oposição não determina que a sublocação esteja autorizada, devendo esse, se for o caso, ser notificado por escrito pelo Locatário para manifestar expressamente sua negativa.

 

Já o art. 21 da Lei de Locações impõe as seguintes limitações ao valor do aluguel em caso de sublocação: (i) o valor do aluguel da sublocação não poderá exceder o valor da locação; e (ii) o valor do aluguel da sublocação não poderá ser superior ao dobro do preço da locação, em caso de habitações coletivas multifamiliares.

 

A Jurisprudência, em complemento a normativa vigente, tem firmado o entendimento que as limitações trazidas pelo art. 21 da Lei de Locações não se aplicariam quando o objeto da sublocação for diferente daquele da locação original. Desta forma, na hipótese do Sublocador/Locatário originário, por exemplo, realizar investimentos em benfeitorias e melhoramentos no imóvel, transformando-o em um negócio diferente daquele originalmente pensado, a aplicação do art. 21 da Lei de Locações será afastada.

 

Em síntese, a sublocação de imóveis urbanos pode ser realizada, desde que observadas as premissas contidas na Lei de Locações e eventuais particularidades que se apliquem ao caso concreto.

 

A Equipe de Contratos do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários.

Escrito por Pedro Henrique Oliveira Pires Meira Na atualidade, a comunicaç

Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion

Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v

[get_news_letter_mail name="Nome" mail="E-mail" buttom="ENVIAR"]