PLC Blog

POSSIBILIDADE DE ADITAMENTO DA INICIAL APÓS A CITAÇÃO, OBSERVADOS OS PRINCÍPIOS DA ECONOMIA PROCESSUAL E INSTRUMENTALIDADE

marketing
28 de dezembro de 2023

Escrito por Jorge Luiz Firmino

A Lei 8.245/91, conhecida como Lei de Locações, além de disciplinar as relações locatícias de imóveis urbanos, dispõe sobre as ações envolvendo essas relações, bem como disciplina seus ritos processuais. Muito embora a Lei de Locações seja completa, no sentido de tratar de relações extrajudiciais e judiciais entre locadores e locatários, ela possui diversas lacunas. Para sanar as lacunas do ponto de vista processual, aplica-se o Código de Processo Civil.

Nessa linha, o Código de Processo Civil prevê em seu artigo 329, I e II, a possibilidade de aditar a petição inicial, até a citação da parte requerida, ou seja, fazer ajustes na petição inicial até que seja formalmente dada ciência da ação à parte requerida. Após a citação, só é possível o recebimento do aditamento com o consentimento da outra parte.

Em que pese a possibilidade de aditamento da petição inicial após a citação somente com a anuência da parte contrária, o Superior Tribunal de Justiça, em julgamento do Agravo Interno no Agravo em Recurso Especial, AgInt no AREsp 1813443 / AL, em sessão realizada em 02/10/2023, entendeu pela possibilidade de aditamento da petição inicial após a citação, inclusive após apresentação de contestação pelo locatário requerido.

O Acórdão, de relatoria do Ministro Raul Araújo, foi marcado pela primazia dos princípios da efetividade do processo, economia processual e instrumentalidade das formas, em detrimento da estrita formalidade do citado artigo 329. Em linhas gerais, o Relator entendeu por priorizar a efetiva prestação judicial ao invés de se prender ao intricado texto de Lei.

O entendimento exarado pelo Superior Tribunal de Justiça é relevante, na medida em que viabiliza a atualização do valor devido pelo locatário requerido, com a inclusão das parcelas de aluguéis e encargos vencidos no curso da ação de despejo cumulada com cobrança, afastando a necessidade de propositura de uma nova ação para essa finalidade pelo locador requerente.

A Equipe do Contencioso Cível do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários.

Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion

Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v

Escrito por Daniela Ramos Pedro Foi publicada no dia 18 de junho de 2024, a

[get_news_letter_mail name="Nome" mail="E-mail" buttom="ENVIAR"]