PLC Blog

PROJETO DE LEI 606/22 – UM NOVO AVANÇO NA DESBUROCRATIZAÇÃO DO INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL

marketing
1 de junho de 2022

Escrito por Larissa Arruda Coelho

O projeto de Lei 606/22 (“Projeto de Lei”), que altera o Código de Processo Civil, se encontra em apreciação na Câmara dos Deputados, possuindo como objetivo admitir que os inventários e partilhas extrajudiciais possam ser realizados por meio de escritura pública, ainda que exista testamento e que as partes sejam menores e incapazes.

 

Atualmente, a legislação vigente permite que o inventário e a partilha sejam realizados de forma administrativa, perante um Tabelionato de Notas escolhido pela parte interessada, desde que não haja testamento, todos sejam capazes, concordes e assistidos por um advogado.

 

O Projeto de Lei em tramitação traz um novo avanço na desburocratização e celeridade do procedimento, sem deixar de proteger e assistir as partes menores e incapazes, ao exigir o cumprimento de alguns requisitos, como o testamento ser previamente registrado judicialmente ou possuir expressa autorização do juízo competente para lavratura do inventário e partilha através de escritura pública.

 

Nas hipóteses em que houver menores e incapazes, bastará que o judiciário autorize através de Alvará a lavratura da escritura, sem prejuízo da manifestação prévia do Ministério Público, sendo imprescindível que a partilha ocorra de forma igualitária sobre todo o monte partilhado, os herdeiros estejam de acordo, seja apresentada a minuta final da escritura com toda a documentação exigida em lei e que todos estejam assistidos por um advogado ou defensor público.

 

O Projeto de Lei será votado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, sendo dispensada a deliberação do Plenário.

 

 

A Equipe de Direito Imobiliário do PLC Advogados coloca-se a disposição para quaisquer esclarecimentos e providencias que se fizerem necessárias.

Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion

Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v

Escrito por Daniela Ramos Pedro Foi publicada no dia 18 de junho de 2024, a

[get_news_letter_mail name="Nome" mail="E-mail" buttom="ENVIAR"]