PLC Blog

STJ ESTABELECE NOVAS DIRETRIZES SOBRE A APLICAÇÃO DA TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO AOS CRIMES TRIBUTÁRIOS

marketing
9 de fevereiro de 2021

Penal – Escrito por Helena Frade Soares

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça, em decisão recente proferida no HC 1.854.893-SP, externou o entendimento unânime, no sentido de que a Teoria do Domínio do Fato, por si só, não é suficiente para aferir a existência de nexo de causalidade entre o crime e o agente.

Destacou-se que a mera posição de gestor, diretor ou sócio administrador de uma empresa não implica a presunção de que houve a sua participação no delito sendo imprescindível a demonstração, no plano fático-probatório, de circunstâncias que o vincule à prática delitiva. No caso, o fato de a acusada ter assumido a propriedade de empresa em virtude de falecimento de seu cônjuge e movida pela pouca experiência para a condução da empresa, delegou as questões tributárias aos gerentes com conhecimento técnico especializado e a empresa de consultoria, não significa por si só, que tenha ela concorrido para a prática do delito.

Ainda, o que se verifica é a ocorrência de negligência e imprudência (culpa em sentido estrito) em não acompanhar ou fiscalizar as operações financeiras da empresa. E, uma vez que o delito de sonegação fiscal (art. 1º, II da Lei nº 8.137/90) exige, para a sua configuração, que a conduta seja dolosa, deu-se provimento ao Recurso Especial para absolver a acusada da prática do crime.

A Equipe Penal do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários.

Escrito por Pedro Henrique Oliveira Pires Meira Na atualidade, a comunicaç

Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion

Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v

[get_news_letter_mail name="Nome" mail="E-mail" buttom="ENVIAR"]