PLC Blog

STJ reafirma entendimento da imprescindibilidade de dolo específico e demonstração do efetivo prejuízo ao erário no crime previsto no art. 89 da Lei nº 8.666/93

marketing
10 de dezembro de 2019

Escrito por Helena Frade Soares

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou, em novembro do corrente ano, o entendimento de que, para a caracterização do crime previsto no art. 89 da Lei nº 8.666/93 é indispensável a demonstração do elemento subjetivo especial e a demonstração do efetivo prejuízo aos cofres públicos.

Dispõe o art. 89 da Lei nº 8.666/93 ser crime “dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade”.

Inexistindo provas de consequência patrimonial danosa ao erário bem como o dolo específico dos agentes do caso, o STJ, por unanimidade, negou provimento ao Agravo Regimental interposto pelo Ministério Público de Rondônia mantendo-se a improcedência da Ação Penal e a absolvição dos acusados.

STJ: AgRg no Recurso Especial nº 1.837.733-RO.

A Equipe Penal do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários.

Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion

Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v

Escrito por Daniela Ramos Pedro Foi publicada no dia 18 de junho de 2024, a

[get_news_letter_mail name="Nome" mail="E-mail" buttom="ENVIAR"]