PLC Blog

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA ENTENDE PELA NECESSIDADE DE ESTABILIZAÇÃO DA DECISÃO SANEADORA PARA O TERMO INICIAL DO PRAZO RECURSAL

marketing
19 de janeiro de 2023

Escrito por Marcos de Freitas Lopes

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça entendeu, por maioria dos votos, que o prazo para a interposição de Agravo de Instrumento, em face de uma decisão saneadora, se inicia após a manifestação do juízo sobre eventual pedido de esclarecimentos, previsto no art. 357, §1º do Código de Processo Civil.

Na hipótese de não haver pedido de esclarecimentos, a Quarta Turma entendeu que o prazo para interposição de recurso se inicia após os 5 dias da prolação da decisão saneadora, momento em que a decisão já estaria estabilizada.

O tema foi abordado durante o julgamento do Recurso Especial interposto em face da decisão que reconheceu a intempestividade de Agravo de Instrumento, interposto após os esclarecimentos sobre a decisão saneadora.

Ao proferir o voto vencedor, o Ministro Antônio Carlos Ferreira dispôs que o Código de Processo Civil é omisso quanto aos efeitos da petição de esclarecimentos, já que não dispõe expressamente sobre a interrupção do prazo recursal.

O Ministro prolator do voto dispôs, ainda, que a decisão de saneamento deve ser construída com a efetiva participação das partes, não sendo imediatamente definida após sua prolação, considerando-se a possibilidade de ser reajustada, a depender do exercício do direito de apresentação da petição de esclarecimentos.

Assim, o Ministro entendeu que o prazo para interposição de Agravo de Instrumento em face da decisão saneadora se inicia apenas quando finalizados todos os atos para a construção da decisão, ou seja, somente após a estabilização desta decisão.

Os Tribunais Estaduais ainda não possuem entendimento consolidado sobre o tema e a decisão proferida pela Quarta Turma do STJ possui aplicação apenas para as partes diretamente envolvidas no referido processo, sem efeito vinculante para outros casos.

A Equipe de Contencioso Cível do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários.

Escrito por Pedro Henrique Oliveira Pires Meira Na atualidade, a comunicaç

Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion

Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v

[get_news_letter_mail name="Nome" mail="E-mail" buttom="ENVIAR"]