SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL VALIDA A JORNADA 12X36 POR MEIO DE ACORDO INDIVIDUAL ESCRITO
Escrito por Janes Caroline Gonçalves dos Santos
Em 30 de junho de 2023, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade 5994, o Plenário do Supremo Tribunal Federal, por maioria, julgou válida a alteração do artigo 59-A da CLT, promovida pela Reforma Trabalhista, responsável por autorizar o estabelecimento de Jornada de Trabalho 12×36 por meio de acordo individual escrito entre empregado e empregador.
O ministro Gilmar Mendes, condutor do voto vencedor, entendeu que não há incompatibilidade da Jornada 12×36 com o artigo 7º, XIII da Constituição Federal, à medida que este artigo não proíbe esta forma de jornada, mas somente estabelece que a jornada de 8 horas diárias ou 44 horas semanais poderá ser relativizada mediante compensação, conforme acordo ou negociação coletiva.
Nas palavras do ministro Gilmar Mendes: “Não vejo qualquer inconstitucionalidade em lei que passa a possibilitar que o empregado e o empregador, por contrato individual, estipulem jornada de trabalho já amplamente utilizada entre nós, reconhecida na jurisprudência e adotada por leis específicas para determinadas carreiras”
Sob esta óptica, a compensação nesta modalidade se fixou como constitucional e poderá ocorrer na modalidade de jornada 12h de trabalho por 36 de descanso, visto que, as 4 horas excedentes à 8ª hora diária serão compensadas por 36h seguidas de descanso. Ainda, entendeu-se que a possibilidade de adoção desta jornada por acordo individual escrito irá privilegiar a liberdade de escolha do empregado.
A posição do ministro Gilmar Mendes foi acompanhada pelos ministros Dias Toffoli, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Nunes Marques e Cármen Lúcia. Votaram pela inconstitucionalidade do acordo individual escrito os ministros Marco Aurélio, Edson Fachin e Rosa Weber.
A Equipe Trabalhista do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários.
Escrito por Pedro Henrique Oliveira Pires Meira Na atualidade, a comunicaç
Escrito por Julio Cezar de Paula Barbosa Em 01 de julho de 2024 foi sancion
Escrito por Diogo Henrique Dias da Silva Em 04 de junho de 2024 entrou em v