VISUAL LAW – A TECNOLOGIA A FAVOR DO DIREITO
Escrito por Paloma Ferreira Franco
Cada vez mais, o uso de inovações tecnológicas vem sendo aplicado a várias áreas do Direito e na Controladoria Jurídica não é diferente. A advocacia 4.0 apresentou uma série de ferramentas que proporcionam estratégias e funcionalidades para antecipar ou solucionar situações de conflitos de interesses, dentre elas o Visual Law, técnica inovadora que veio para revolucionar o meio jurídico.
Primeiramente, é necessário esclarecer o conceito de Visual Law, proposto pela professora Margaret Hagan, da Faculdade de Direito da Universidade de Stanford (EUA) e abordado no artigo “Visual law e legal design” de Marconi Darci. Basicamente estamos falando de Legal Design, que utiliza técnicas visuais e de linguagem para facilitar a comunicação dos documentos jurídicos. O que se busca, em suma, é transformar textos complexos e extensas documentações em informações acessíveis a qualquer pessoa, ainda que não possua conhecimento jurídico.
Os recursos do Visual Law mais utilizados são os vídeos, infográficos, fluxogramas, storyboards, ícones, gamificação, pictogramas e podem ser aplicados perfeitamente em qualquer tipo de documento, otimizando a tratativa com o cliente e a condução de processos. Na controladoria jurídica, o Visual Law pode ser aplicado juntamente com softwares jurídicos, traduzindo as informações processuais em elementos visuais e interativos de fácil entendimento. Além disso, é possível usar essa ferramenta com programas como o Power BI, por meio do qual é possível extrair dados estratégicos e manuseá-los para melhorar performances e mensurar resultados.
Dessa maneira, utilizando a tecnologia da inteligência visual, os advogados conseguem organizar, produzir, melhorar e transmitir a informação de forma prática dentro do meio jurídico, proporcionando maior clareza e facilitando a leitura e interpretação do conteúdo, melhorando o acesso ao direito e o contato com o cliente.
A Equipe de Controladoria Jurídica do PLC Advogados coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e providências que se fizerem necessários.
Escrito por Karine de Loredo Borges André O câncer de mama ainda é uma d
Escrito por Luciana Fonseca Carvalho O Tema 1191 do Superior Tribunal de Ju
Escrito por Talita Ribeiro Muniz de Andrade Aplicações conceituais de ESG
Inscreva-se em nossa Newsletter
Fique por dentro dos acontecimentos mais relevantes do meio jurídico empresarial em um só canal